Uma atração que é muito comum em diversos países é a troca de guardas do palácio do governo federal. No Chile, esse é um fato que virou atração para turistas.
E nós não perdemos o espetáculo e dedicamos uma boa parte do nosso tempo para o assistir. É o que vou relatar agora.
Bandeira chilena em frente ao Palácio la Moneda - Plaza de la Ciudadanía |
A VISITA
Acordamos por volta das 8h e depois de um café reforçado fomos caminhando da Rua San Francisco para a Alameda até o Palácio La Moneda, onde acontece o espetáculo que, dependendo do ano pode acontecer em dias ímpares, ou em dias pares.
O Palácio La Moneda fica de frente à Alameda, no entanto, a troca de guarda acontece na parte de trás do Palácio. Atente para este fato pois caso contrário poderá passar a manhã inteira a espera e não ver nada.
Troca de Guardas do Palácio la Moneda - Plaza de la Constitución |
Acessamos o local pela Calle Teatinos. Quando chegamos já havia bastante gente e a nossa visão ficou um pouco prejudicada. Mas, isso foi apenas inicialmente porque, de um momento para outro, toda a Guarda, a banda, a Banda de Música e a Cavalaria marcharam exatamente ao nosso lado!
Banda de Música do Palácio La Moneda |
Cavalaria do Palácio La Moneda |
A Troca de Guarda acontece sob dobrados musicais, gritos de entusiamos e performances militares, e, por fim, marcha para dentro e para fora do Palácio e pela Calle Moneda e Teatinos. É um show! É muito legal! Em sua estada em Santiago, não perca este evento!
Uma dica a mais é que aqui a filmagem do ato pode ser uma alternativa bem mais interessante às tradicionais fotografias. Por esta razão tiramos (ou sacamos, no bom espanhol) poucas fotos.
INFORMAÇÕES EXTRAS
Horário: começa pontualmente às 10h
Dias: em um determinado ano, a troca de guarda acontece nos dias pares; no ano seguinte, nos dias ímpares. Não há apresentações aos domingos.
PALÁCIO LA MONEDA
Uma dica interessante é você agendar uma visita interna ao Palácio La Moneda justamente no dia da Troca de Guardas. Agendando ou não a visita, aproveite e visite neste dia o centro de Santiago e os diversos pontos turísticos, sobre os quais eu falei no post Santiago | Centro: Catedral Metropolitana, Correios, Prefeitura, Museu Histórico Nacional e Igreja de Santo Domingo e neste outro Santiago | Mercado de Abastos Tirso de Molina, Rio Mapocho e a Costanera Norte e o Mercado Central e também neste post Santiago | Plaza de Armas, Santiago do Chile nasceu aqui
Nós chegamos a agendar a visita ao Palácio La Moneda, mas devido a imprevistos tivemos que mudar parte do nosso roteiro, cujo você poderá vê-lo no post Santiago | Roteiro Completo de 6 Dias e, portanto, a visita não pode ser remarcada.
A dica é que você solicite o agendamento com pelo menos duas semanas de antecedência. Quando agendamos, o processo era feita por email, mas atualmente se faz através do preenchimento de um formulário online, que você poderá acessá-lo aqui. Se por algum motivo não conseguir agendar através do formulário, envie um emial para visitas@presidencia.cl
Fachada do Palácio La Moneda - Sede do governo chileno |
Plaza de la Ciudadanía, em frente ao La Moneda |
Após assistirmos à troca de guarda, fomos fotografar o Palácio La Moneda. O Palácio é uma bela construção inaugurada em 1805. Foi inicilamente construído para a brigar a Casa da Moeda do Chile.
Inicialmente não foi fácil tirar fotos, visto que diversos, assim como nós, tentavam um lugar ao sol, ou melhor dizendo, tentavam posicionar-se na melhor localização para tirar a selfie com o Palácio La Moneda.
Ao fundo, a bandeira do Chile e Alameda |
ONDE FICA
O Palácio La Moneda está localziado entre duas praças: Plaza de la Ciudadania e Plaza de la Constitución.
A parte frontal do Palácio está voltada para a Av. Libertador Bernanrdo O'Higgins, a Alameda como é conhecida pelos santiaguinos. Na parte, está a Calle Moneda.
INFORMAÇÕES EXTRAS
Para mais informações acesse os sites oficiais:
Troca de Guarda do palácio La Moneda
Visita guida no Palácio la Moneda
Centro Cultural Palácio de la Moneda
Veja mais:
Santiago | Roteiro Completo de 6 Dias
Leia todas as postagens sobre Santiago do Chile
Nenhum comentário :
Postar um comentário