Agora, se você busca queima de fogos com show pirotécnicos, agitação, balada e muita coisa pra fazer, então nesse caso não vale a pena passar a virada de ano em Curitiba.
Falo isso com conhecimento de causa. Mas, detalharei um pouco mais e você terá a condição necessária para decidir sobre ir ou não a Curitiba na virada de ano.
Queima de Fogos no Parque Barigui |
Quando fomos?
Parque Barigui |
Mesmo assim aceitei o desafio e rumamos de Foz do Iguaçu para Curitiba, cerca de 635 km e 9 pedágios! Um absurdo!
Saímos no dia 28/12 e voltamos no dia 02/01. Embora com um roteiro já montado, o maior desafio era o que fazer nos dias 31 e 1º. Afinal, são esses os dois dias áureos do réveillon e são para eles que a gente dedica mais tempo. Mas... afinal, o que fazer nesses dias?
Como é o Réveillon em Curitiba
O Réveillon em Curitiba é sinônimo de "tudo fechado e sem movimento". Isso mesmo: em especial nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro o comércio permanece fechado, bem como os órgãos públicos, e até o atendimento médico opera em horário e quantitativo reduzido.
Nesses dois dias o que fica aberto são apenas os parques e os bosques, lembrando que estes operam em estado parcial. Ou seja, nem todas as atrações internas abrem para o público, a exemplo de seus museus e outros espaços culturais.
Cisne no Bosque Zaninelli |
Destaco que o Museu Oscar Niemeyer e o Jardim Botânico, que são considerados os xodozinhos dos atrativos turísticos de Curitiba, operaram com horários reduzidos e chegaram até mesmo a fechar suas portas no feriado.
O Centro Histórico, que é outro atrativo imperdível, não manteve suas atividades e tornou-se um tanto inseguro na véspera e no dia de feriado.
Museu do Olho Oscar Nieimeyer |
Jardim Botânico |
Quanto à alimentação, destaco que nos dias 31/12 e 01/01 foi bem difícil encontrar locais abertos. Para ser exato, com exceção de bares e hotéis que ofereceram reservas antecipadas, apenas duas churrascarias disponibilizaram seus serviços no Réveillon em Curitiba.
Essa informação consegui mesmo no hotel onde nos hospedamos, e pude constatar a veracidade. Como dica, uma dessas churrascarias ficava na Avenida República Argentina.
Rua 24 Horas - Almoço no dia 31/12/2015 |
Costelão do Gaúcho - Almoço em 01/01/2016 |
E quanto a virada de ano?
E a queima de fogos é comum acontecer na Praça da Espanha ou no Parque Barigui. Foi nesse parque que filmei as explosões! Confira agora no vídeo que produzimos!
Mas quanto a esse quesito, devo lembrar que está tramitando um projeto de lei que proíbe a utilização de fogos de artifício em Curitiba.
A justificativa é dada pela vereadora Fabiana Rosa sob a informação de que incomoda idosos e crianças, principalmente os que estão em estado enfermo, bem como os animais que chegam a morrer ou mudam seus percursos originais de migração por se desorientarem com a queima dos fogos.
E por quê é assim o Réveillon em Curitiba
A ideia é fugir mesmo do corre-corre da cidade e buscar um contato mais aproximado com a natureza.
Ganhe R$ 100,00 e faça sua reserva de hospedagem no Airbnb!
Reserve um hotel ou hostel em qualquer cidade do mundo com o Booking!
Leia todas as postagens sobre Curitiba
Leia todas as postagens sobre Paraná
Leia mais:
>> Roteiro de Réveillon de 5 dias em Curitiba
Nenhum comentário :
Postar um comentário