Nesta postagem, vou relatar nossas experiências, descobertas e pontos de vista sobre alguns pontos que visitamos no nosso 4º dia na cidade de Santiago do Chile. Alguns pontos são praticamente desconhecidos como o Mercado de Abastos Tirso de Molina, mas outros bem comentados como o Mercado Central.
Veja o nosso Roteiro Completo de 6 Dias em Santiago
Vamos revisitar estes lugares agora?
A VISITA
Mercado de Abastos Tirso de Molina e o Mercado de Flores
Continuamos andando pelo Passeo 21 de Mayo, atravessando a Costanera Norte e o Rio Mapocho pela Puente Los Carros, uma ponte de pedestre e bastante movimentada, até chegar ao Mercado de Abastos.
Unindo as Avenidas Cardenal José Maria Caro e Santa Maria temos a Puente de Los Carros, com fundo a Cordilheira dos Andes coberta de neve |
É um mercado com térreo e primeiro andar que abastece parte da cidade de Santiago. Na parte inferior (térreo) encontramos verduras e frutas. Na parte superior, lojas de calçados, de roupas e restaurantes. Aqui os garçons ficam nos corredores assediando os turistas e falando alto os pratos e a promoção do dia.
Durante a visita, vale comprar algumas frutas típicas do Chile e experimentar. Mas fica uma dica: durante o mês de Julho, época de inverno, a produção de hortifrútis é mais baixa, portanto, as tradicionais frutas chilenas podem não ser encontradas facilmente.
O Mercado de Abastos Tirso de Molina é bem amplo e possui variados produtos e comércios, além dos que ja citei: confeitarias, padarias, relojoaria e outros de prestação de serviços.
Mercado de Abastos Tirso de Molina |
Em frente ao Mercado de Abastos Tirso de Molina |
Mercado de Abstos Tirso de Molina e ao fundo o Cerro San Cristóbal |
Ao lado do Mercado de Abastos há o Mercado de Flores, com uma variedade muito boa de flores decorativas e naturais. Buscar por uma flor típica do Chile e dar de presente para alguém no Brasil, é uma ótima escolha.
Costanera Norte e o Rio Mapocho
Antes de mais nada, vou logo informando que aqui é um lugar que rende belas fotografias e onde é possível fazer impressionantes filmagens!
Bom... defronte ao Mercado de Abastos há a Avenida Santa Maria e a Costanera Norte, bem como o Rio Mapocho. Aqui é um local bem agradável, mas também bastante movimentado. Por esse motivo, vale uma atenção dobrada em relação aos seus pertences e a você próprio, e especialmente se estiveres com crianças.
Avenida Cardenal José Maria Caro |
Movimento intenso e constante |
Trâsito na Avenida Ismael Valdés Vergara e ao fundo a Cordilheira dos Andes |
Costanera Norte e o Rio Mapocho, ao fundo a Cordilheira dos Andes |
À direita: Costanera Norte, do Rio Mapocho, da Cordilheira dos Andes, ao fundo; à esquerda: Mercado de Abastos Tirso de Molina e o Cerro San Cristóbal, ao fundo |
Mercado Central
Atravessado a ponte da Rua La Paz e tomando o Passeo Puentes, chegamos rapidamente ao Mercado Central. Este é um ponto de visita muito comentado por todos que já foram à Santiago. Muitos indicam a visita e também sugerem o almoço por lá, especialmente para degustar a tradicional Centolla.
Fachada do Mercado Central |
Mas vale aqui nosso olhar sobre tudo isso. Primeiramente, acredito fielmente que o local não seja esse ponto imperdível que a maioria dos blogueiros e viajantes alarmam. Se você for a Santiago pode, por desencargo de consciência, passar pelo local mas, numa visita rápida, ou até mesmo almoçar por lá.
O Mercado Central é especialista em venda de pescados e, de quebra, de comida pronta, tendo como prato especial a Centolla, uma espécie de caranguejo gigante, na cor vermelha e que não a encontramos no Brasil.
Por ser um mercado de pescados o odor é bem difícil de aguentar. Pelos poucos minutos que passamos dentro do local, vimos diversos frutos do mar e uma quantidade razoável de pessoas a almoçarem em mini restaurantes, onde as mesas são expostas ali mesmo na parte de passagem dos transeuntes.
Enquanto olhava, fiquei a imaginar como aquelas pessoas conseguiam se alimentar em um local tão fétido e de pouca higienização. Mas, cada um é cada um...
Ao chegar ao Mercado Central por volta das 15:00h, fomos desesperadamente assediados por garçons que queriam porque queriam que almoçássemos por lá. Um deles era brasileiro e se dispôs a tirar tantas fotos quanto fossem necessárias para nós, tudo em troca de uma possível almoçada no local. Mas, para nós, era algo impossível de acontecer visto que o ambiente possui um odor desagradável. Vale lembrar que se lá fosse o único lugar para saciar a fome, nós, prontamente, ficaríamos.
Leia também:
Santiago | Roteiro Completo de 6 Dias
Santiago | Centro: Catedral Metropolitana, Correios, Prefeitura, Museu Histórico Nacional e Igreja de Santo Domingo
Leia todas as postagens sobre Santiago do Chile
Nenhum comentário :
Postar um comentário