Assim, ontem, um domingo de feriado duplo pois se comemorava também a Proclamação da República, tomamos o carro e fomos para São Miguel do Iguaçu e, em seguida, para Serranópolis do Iguaçu, cuja visita passo a contar agora.
A VISITA
O pretexto principal para ir a Serranópolis do Iguaçu foi a curiosidade de conhecer o famoso Jerico - você sabe o que é isso?? Pois continue lendo que vou já falar - que, na ocasião, seria realizado o X Arrancadão de Jericos, a principal festa da cidade.
Saímos de Foz do Iguaçu de carro pela BR 277 e paramos em São Miguel do Iguaçu, onde passamos toda a manhã. No início da tarde, nos dirigimos a Serranópolis do Iguaçu, uma pequena e simples cidade onde mora uma grande quantidade de descendentes de italianos e alemães. O município fica a cerca de 70km de Foz e 590Km de Curitiba.
Apesar de ser uma minúscula cidade criada em 1997 e que possui cerca de 4.300 habitantes, ela é conhecida nacionalmente como a Terra do Arrancadão de Jerico. Isso porque lá acontece anualmente um evento esportivo de corrida conhecido como Arrancadão de Jericos, onde concomitante há shows culturais tais como rodeios, humor e música.
Para acabar de vez com a sua ansiedade, vou revelar o que é o Jerico: trata-se de um veículo utilizado na lavoura e que é fabricado em Serranópolis mesmo a partir de peças de trator, caminhão e outros maquinários agrícolas.
Jerico em plena disputa de velocidade e destreza |
Jerico, veículo rural utilizado também para disputas |
Pórtico de Serranópolis do Iguaçu, a Terra do Arrancadão de Jericos |
Entrada do Jericódromo de Serranópolis do Iguaçu |
Foi assim durante toda a tarde quando acompanhamos as corridas entre Jericos de potência diferentes de motor, desde aqueles mais lento aos mais fortes e rápidos.
Jericos em plena disputa dentro da lama |
As mulheres também participam: esse Jerico está sendo pilotado pela competidora Josiane |
Jericos tomando e dando banho de lama! |
Mas não é só de lama e barro que se faz a cidade de Serranópolis do Iguaçu. Por lá, encontra-se férteis e verdes campos que dá aquela sensação de poder, de paz...
Praça dos Jericos e, ao fundo, plantação de soja |
Infelizmente a cidade ainda não dispõe de mais atrativos turísticos, além do Arrancadão de Jericos e do Circuito Caminhos do Colono. Apesar disso, a visita a Serranópolis do Iguaçu foi sem dúvida prazerosa e muito divertida, pois só em pensar que retornamos melados de lama... kkkkkk
Uma prévia da lama... |
Visite o site do Circuito Turístico Caminhos do Colono
Leia todas as Postagens sobre Paraná
...é nóiiiis ...!!
ResponderExcluirLegal demais a corrida de Jericos, não é?
Excluir