Curitiba

Curitiba | Um rico passeio pelo Centro Histórico de Curitiba (com mapa de caminhada)

Sob a informação dada em sites mantidos pela prefeitura de Curitiba de que alguns pontos turísticos do Centro Histórico mantém atividades normais em dias de feriados, tracei o roteiro de caminhada histórica para o dia 1º de janeiro, um feriado internacional.
Centro Histórico de Curitiba - Rua São Francisco, uma das primeiras na capital
No roteiro original, previ iniciar pela Rua 24 horas, seguir pelo Calçadão e ir desbravando o setor histórico até a Mesquita muçulmana. Mas, inverti o percurso. Subimos do Hara Palace Hotel, onde estávamos hospedados, na Avenida Iguaçu até a Mesquita. De lá, fomos até a Praça João Cândido, que é bem próximo, e estacionamos o carro na Rua Jaime Reis, defronte a uns restaurantes.

Na praça, paramos para ver as Ruínas de São Francisco e, ao lado destas, um belo prédio, porém abandonado, que deveria ser o Belvedere. Quanto às ruínas, trata-se da construção inacabada da Igreja de São Francisco de Paula, que estava a ser erguida no século XIX pelos portugueses. Em volta da edificação em ruínas há duas cercas metálicas e, no mais, o mato estava tomando conta do local.
Mesquita muçulmana de Curitiba
Ruínas da Igreja de São Francisco de Paula
Detalhe dos Arcos e grade nas Ruínas de São Francisco
Descemos da praça e já do outro lado, avistamos o Museu Paranaense, um prédio de 1876 e que guarda uma parte da história do Paraná. O museu estava fechado. Na verdade, todos os atrativos do Setor Histórico de Curitiba estavam fechados para visitação, e as redondezas vazias com um e outro gato pingado pelas ruas.

Temi por nossa segurança e pensei seriamente em abortar a missão histórica, mas aquele dia era o nosso penúltimo na cidade e o roteiro previa mais andanças e descobertas para o dia seguinte. Logo, não poderíamos acumular.

Ali, defronte ao Museu, olhei para a esquerda e avistei o Largo da Ordem e aquelas belas edificações barrocas... Não contive a ansiedade em conhecê-las e rumamos para lá.

Paramos em frente ao Palácio Garibaldi, procurei imediatamente pelo Relógio das Flores e não o vi. O Palácio é uma edificação italiana iniciada em 1887 e terminada em 1904. Muitos fatos históricos se sucederam ali dentro, mas hoje o espaço é utilizado para a realização de festas sociais, tais como casamentos.

Ali há uma parada da Linha Turismo. A partir desta colocamos os pés no famoso Largo da Ordem, não havia feira pois esta só acontece aos domingos. Contemplamos a bela edificação barroca de 1946 da Igreja do Rosário, bem como a Fonte da Memória, construída em 1995 e que retrata o tempo no qual imigrantes e tropeiros arriavam seus cavalos e mulas no local e estes iam beber na fonte.
Igreja do Rosário, construção barroca de 1946
Fonte da Memória, onde cavalos e mulas bebiam água
Fonte da Memória e, ao fundo esquerdo, Palácio Garibaldi
Ainda em busca do Relógio das Flores porque sabia que ele estava ali em algum lugar, uma vez que este é um presente dado pelos joalheiros a Curitiba em 1972, aguçamos os olhares e o encontramos em meio a um matagal. Infelizmente, tanta erva daninha em sua volta, a visão que tivemos foi mínima.
Palácio Garibaldi e o Relógio das Flores
Nas proximidades do Largo da Ordem há alguns restaurantes e lojas de artesanatos. Também havia diversos mendigos dormindo sobre a grama e outros caminhando pelas redondezas. A verdade é que em Curitiba há muitas pessoas morando na rua.
Largo da Ordem
Continuamos o trajeto e descemos por uma rua de paralelepípedo, a Claudino dos Santos. Havia poucos transeuntes, e de um lado e outro diversas edificações históricas, do século XIX portanto, e muitas inspiradas na arquitetura alemã. Mas uma delas se destacava, a Casa Romário Martins, construída nos moldes portugueses no século XVIII, e que abriga exposições e atividades voltadas para pesquisas sobre Curitiba.

Defronte a esta casa há um pequeno Largo com uma concha ao meio e cheia de água. A paisagem fica bem legal, mas confesso que parei um pouco e refleti bastante sobre a dengue e seus malefícios... No mais, passamos pelo Solar do Rosário e o Memorial de Curitiba, ambos são espaços culturais.

Até aqui estávamos com 40% do roteiro cumprido. Então continuamos e atravessamos a Rua Barão do Serro Azul e entramos numa rua bem estreita, com prédios antigos e coloridos de um lado e outro. Era a Rua São Francisco, uma das mais antigas de Curitiba. Em toda a sua extensão há pequenos restaurantes, mas quase todos estavam fechados.
Estreita e antiga, porém bela e colorida rua São Francisco
Seguimos dali até a Universidade Federal do Paraná e adiante, o Teatro Guaíra. Ambos ficam em uma e outra extremidade da Praça Santos Andrade. A sede da UFPR está em um prédio magnífico que há muito gostaria de conhecê-lo. Em estilo greco-romano, o prédio data de 1916 e possui grandiosas colunas e uma escadaria íngreme. Desejo realizado!
Estações Tubo. O Problema aí é que os trocadores não dispõem de sanitários...
Nas proximidades, exato na Rua Presidente Faria, por detrás da UFPR, retratamos as famosas Estações Tubos de Curitiba.

Com 50% do trajeto concluído, não restava mais senão caminhar pelo famoso Calçadão de Curitiba, ou como queiram chamar Rua das Flores em alusão às flores que haviam defronte às casas, ou então Rua XV de Novembro.
Parte detrás da UFPR, rua Presidente Faria
Bela construção que abriga a UFPR
Colunas gigantescas na UFPR
De 1916, eis a fachada greco-romana do prédio da UFPR
Teatro Guaíra
Por todo o Calçadão há lojas e galerias (e flores). Caminhamos com calma e aproveitamos para gastar alguns reais com bugigangas femininas

Da rua avistamos a Praça Generoso Marques e o belo Paço da Liberdade. Fomos até lá e o fotografamos depois de uma observada em sua arquitetura de 1916. Uma bela construção, não há dúvida disso!
Bela construção do Paço da Liberdade em Curitiba
Voltamos à XV de Novembro e encontramos o tão pequeno mas badalado Bondinho da Leitura. Estava fechado, solitário e aparentemente invisível para os transeuntes do momento. Mas nós o vimos e o retratamos em algumas fotos.

Já com fome e cansados, chegamos à Fonte da Praça General Osório e decidimos nos esbaldar em massas para recompor as energias, num restaurante da Rua 24 horas. Mas, àquela altura precisávamos antes de um banheiro, que não o encontramos no local. Então fica a dica: ali próximo à Rua 24 Horas, já na rua Comendador Araújo, há o Shopping Omar que dispõe de banheiros limpos.
Rua das Flores e o Bondinho da Leitura
Bondinho da rua XV de Novembro e, ao fundo esquerdo, Palácio Avenida
Fonte de água da Praça General Osório
Voltamos para a Rua 24 Horas que é um espaço edificado com metal e semelhante à Ópera de Arame, onde se encontra inúmeros restaurantes e lojas de souvenirs e de informação turística. Ali paramos e pedimos massas e grelhados.
Fachada da Rua 24 Horas
Vai aí uma massa com grelhado?
Servidos?
As andanças continuaram após o almoço e o referido descanso. Se você tiver a curiosidade de saber para onde fomos, então clique aqui (em breve).

Para mais informações e mapas sobre o Setor Histórico de Curitiba, acesse o Curitiba Turismo

Para o mapa de caminhada, peço que aguarde mais um pouco.

Leia todas as postagens sobre Curitiba
Leia todas as postagens sobre Paraná

Leia mais:
> Parques de Curitiba

Reserve Hoteis em Curitiba icon
Quando você reserva algum hotel através de um link que disponibilizamos, ganhamos uma pequenina comissão, e isso ajuda a manter o Vivo Turistando no ar! Não é cobrado adicional e o cancelamento é grátis.