Curitiba

Santiago | Ver a Cordilheira dos Andes a partir do Cerro San Cristóbal

Numa sexta-feira do mês de julho, nosso 5º dia na cidade, saímos do apartamento, mais ou menos, às 8:00h, e dispostos a caminhar. Nosso intuito foi o de conhecer o segundo maior Cerro da cidade de Santiago do Chile - o Cerro San Cristóbal, mas antes fomos observar a Troca de Guardas do Palácio La Moneda, sede do governo do Chile.

LOCALIZAÇÃO

O Cerro San Cristóbal, que possui cerca de 880 metros de altitude, está localizado dentro do Parque Metropolitano de Santiago, especialmente entre os bairros (comunas, como são conhecidos no Chile) da Recoleta, Providência e Bellavista, na rua Pio Nono, 850.

Na entrada do Parque há um escritório de turismo onde você pode obter informações diversas e o mapa da cidade e do Cerro. Há também uma feira de artesanatos e brinquedos diversos. É muito comum, entre os brinquedos, aqueles de pelúcia representando macacos, leões e aves; isso em alusão ao Zoológico Nacional do Chile que está situado no próprio Cerro.

Considerando a localização do Zoológico, que se encontra antes da estação Cumbre, do Funicular, optamos por visitar primeiro o zoo. Para saber como foi nossa visita a esta atração, leia Santiago | Diversão e Conhecimento no Zoológico Nacional do Chile

COMO CHEGAR

O acesso ao Cerro pode ser feito de táxi, ônibus coletivo, bicicleta ou metrô. Decidimos pelo metrô, por se tratar de um transporte rápido e sem muito estress. Assim, tomamos o metrô na Estão Santa Lucía - linha 1 vermelha - no sentido Los Dominicos. Descemos na Estação Baquedano.

Ao descer nesta Estação, subimos as escadas que dão acesso à Costanera Norte.  Passamos por dentro de um mini shopping e tomando a esquerda atravessamos a Costanera Norte e seguimos pela Calle Pio Nono.

Existe pelo menos quatro formas de subir o Cerro San Cristóbal: carro, bicicleta, pé ou funicular. Fomos pelo Funicular. Trata-se de um veículo com vagões semelhante ao de um trem e que transporta diversos passageiros. Para descobrir mais detalhes sobre o Funicular, bem como valores de tícketes e como e quando utilizá-lo, acesse...

Por conta do tal Funicular, enfrentamos uma comprida fila para comprar os tícketes. E uma vez comprado, enfrentamos mais uma fila para entrar no Funicular. Mas, tudo bem. Tudo valeu à pena!
Santiago | Ver a Cordilheira dos Andes a partir do Cerro San Cristóbal
Fila para comprar para tícket e utilizar o Funicular

Apesar da promessa de que o Funicular nos deixaria no topo do Cerro San Cristóbal, fomos surpreendidos ao ver que ainda teria muito o que caminhar - e subindo escadas - até o cume do morro! Mas, garanto: nada impossível para quem escalou o Cerro Santa Lucía! Se você ainda não leu o que escrevi sobre este Cerro, então acesse Santiago | Que tal subir o Cerro Santa Lucía?

A VISITA

Após descermos do Funicular, na estação Cumbre, nos deparamos com uma maravilhosa vista da cidade de Santiago. Agora de uma altura bem maior do que a que avistamos do Cerro Santa Lucía.
Subindo pelo Funicular ao topo do Cerro San Cristóbal

Nas alturas, a bandeira chilena tremula com o forte vento gelado

Bela vista da cidade de Santiago do Chile

Beijando nas alturas...

O verde contrastando com o branco

Bela cidade de Santiago

Aqui, encontramos alguns trailers com venda de lanches e água, bombons etc. Há também bancos para descansar e contemplar a cidade, usufruindo dos benefícios que aquele vento de montanha proporciona.
Um descanso merecido...

traillers ao fundo

Mais um pouquinho pra trás, cai!

Ah! que vida boa...

Olá!

Não, num brica não... vem cá!

Aproveitamos e tiramos boas fotos da vista formidável, onde se mistura a paisagem humana com a paisagem natural. No entanto, ressalto que diversas fotos apresentaram um embaçamento no horizonte. Isso se deve à poluição da cidade. Ouvi falar que em certos dias da semana, em virtude de um rodízio de carros, a névoa poluída se dispersa e a vista da cidade e da Cordilheira dos Andes se torna mais contemplativa. Outro detalhe é que essa poluição é mais visível no inverno. E nós estávamos visitando Santiago no mês de julho - pleno inverno!
Para contemplar a cidade de Santiago do Chile a partir do Cerro San Cristóbal

Magnífico!

Bela árvore!

Santiago | Ver a Cordilheira dos Andes a partir do Cerro San Cristóbal
Belo sol, bela paisagem...

Belo casal...

Formação rochosa espetacular!

Apesar do problema fotográfico, vale lembrar que não foram todas as fotos que receberam aquele embaçamento. À medida que subíamos o morro (sim, o morro! Porque "cerro" significa "morro", em português), conseguimos fotografar e filmar melhor. A Cordilheira nos apareceu livre e desempedida, brilhante e hilariante à nossa frente. Simplesmente magnífico!
Santiago | Ver a Cordilheira dos Andes a partir do Cerro San Cristóbal
Uma pausa para nas escadas!

Enfim, a Cordilheira dos Andes!

Embora seja necessário um esforço atípico para subir ao topo do Cerro, há diversos espaços para dar uma pausa e descansar. Bem como tomar água ou comer algo.
Santiago | Ver a Cordilheira dos Andes a partir do Cerro San Cristóbal

Mas, e o quê leva tanta gente a subir o Cerro San Cristóbal? Várias são as respostas, e a primeira, na minha visão, é contemplar a cidade e a Cordilheira dos Andes recheada de neve! Além da ação e emoção, outros motivos são: chegar ao topo e ao pé da Virgen de la Inmaculada Concepción, bem como visitar as piscinas Antilén y Tupahue e o Zoológico. Há também os que se aventuram para ver as catatumbas que por lá existem.

Tendo subido ao topo do morro e contemplado tudo, surge outra pergunta: Como descer? As mesmas formas utlizadas para subir, servem para descer. Nós descemos pelo Funicular. Mas fica uma dica: queríamos descer pelo teleférico, no entanto, ele não estava em funcionamento.

Na verdade, em 2009 o teleférico parou de operar em virtude de problemas mecânicos e também por não haver empresas interessadas em mantê-lo operando. No entanto, a notícia que tenho é que o teleférico voltará a funcionar no segundo semestre de 2014. Será mais uma opção para subir ou descer o Cerro.

INFORMAÇÕES EXTRAS

Quando você for à Santiago do Chile, não deixe de visitar o Cerro San Cristóbal, afinal este é um dos pontos imprescindìveis de se conhecer na cidade. Mas, atente para o horário de funcionamento, inclusive do Funicular, visto que você, provavelmente, necessitará deste. Neste caso, atente bem para o primeiro horário de subida e o último horário de descida do Funicular no Cerro San Cristóbal.

Para facilitar, colocarei algumas informações úteis referentes a horários de funcionamento. Tais informações e outras você pode obter em Parque Metropolitano de Santiago.

No Verão o Parque fica aberto de 8:30h até as 20:00h

No Inverno o Parque fica aberto de 8:30 até as 19:00h

A último subida a partir da Estação Pio Nono para a Estação Cumbre é às 18:30h

A último descida a partir da Estação Cumbre para a Estação Pio Nono é às 18:45h ou 19:45h, a depender se é temporada de inverno ou de verão.

Leia também:
Santiago | Que tal subir o Cerro Santa Lucía?