Curitiba

Santiago | Como ir de Santiago do Chile à Estação de Ski Farellones

Confesso que não somos fãs de viajar em alta temporada, especialmente nos períodos de férias no Brasil. Mas, um fator exótico nos forçou a marcar viagem para Santiago do Chile em pleno julho da vida. Quer saber o nome do fator? Está aí:

– NEVE!

Sim, só havíamos visto neve pela televisão. Vê-la, tocá-la e senti-la era um desejo que perdurava desde a infância. E o verbo "era" estar aqui empregado no tempo correto, porque "era um desejo", hoje é realidade!

Era nosso terceiro dia na cidade de Santiago, uma quarta-feira. Acordamos cedo, o tempo ainda estava escuro e gelado com aquele vento bom da cidade.

Pegamos o metrô na estação Santa Lucía (Linha 1 Vermelha) e descemos na estação Baquedano (Linha 1 Vermelha). Nossa intenção era contratar os serviços, tanto de aluguel de roupas como de transporte para a neve, de uma empresa chilena bastante conhecida entre os brasileiros – a Skitotal. Obviamente que se soubéssemos como essa empresa trabalha, não teríamos utilizado de seus serviços.

Para saber detalhes de como foi contratar a Skitotal para nos levar ao topo da cordilheira e conhecer a neve, acesse (em breve).

Falamos acima em cordilheira porque em Santiago não há neve. Para vê-la é necessário sair da cidade, e enfrentar a estrada. Se você deseja informações adicionais sobre isto, acesse Santiago | Como, Onde e Quando encontrar neve em Santiago do Chile  

Existe pelo menos quatro centros de ski nas proximidades de Santiago do Chile onde você poderá ver neve, que são: Valle Nevado, La Parva, El Colorado e Farellones. Escolhemos este último por ser o único que há espaço para quem deseja somente um contato com a neve: brincar, se molhar, fazer bonecos e também esquiar de forma amadora com esquis, ou escorrega-bunda, ou mesmo papelões.

A distancia de Santiago para Farellones é de 39 km e o acesso é feito através de veículo que você pode alugar ou fazer como fizemos: contratar uma empresa para levá-lo. No caso de ir por conta própria, é necessário uns cuidados não conhecidos no Brasil. Um desses cuidados é colocar correntes nos pneus!

Outras empresas fazem o transporte de pessoas de Santiago para as estações de esqui. Embora não tenhamos utilizado os serviços das outras, traremos aqui o nome e o site de algumas só a título de informação: Turistik, SnowTours, SkiAhorro

Assim, estando na Estação Baquedano de metrô, subimos as escadas rumo à Avenida Apoquindo, bairro Las Condes, e contratado os serviços da Skitotal tanto para roupas e transporte, nos dirigimos à Van que nos levaria até Farellones.

Saímos de Santiago rumo a Farellones. Das outras estações de esqui, ela é a primeira. Foram cerca de 39 km de percurso, em provavelmente 1 hora. Ao longo deste, a paisagem vai ficando cada vez mais exuberante.
Saindo de Santiago e subindo a Cordilheira dos Andes
Tráfego na estrada e a Cordilheira dos Andes ao fundo
Cordilheira dos Andes ao fundo
Apesar da exuberância, este não é um percurso fácil. Muita adrenalina é necessária para tal. Para algumas pessoas, um comprimido de dramim também se faz necessário!

Trata-se de 39 km de curvas. Mas quando falamos de curvas nos referimos a dobras de 90º! (de inclinação, viu? Porque de temperatura, vai, a cada metro percorrido, diminuindo mais os graus. Afinal, você estará indo encontrar a neve, o gelo!).

Placas indicativas de curva de 90°!
Placa indicativa da Curva nº 29 e a referida altitude
Estávamos exato no ângulo 90° de uma das curvas!
Devido a tantas curvas tão fortemente acentuadas muitas pessoas podem sentir tontura e ânseas, nada que um dramim não resolva!

A cada quilômetro percorrido nos distanciávamos de Santiago e percebíamos o quanto estávamos ficando alto: as estradas sinuosas podiam ser vistas, bem como os carros que forçavam cada vez mais seus motores. 
Abaixo a estrada e carros subindo a Cordilheira
Abaixo estrada sinuosa
À frente mais uma curva!
Carros fazendo uma das curvas na Cordilheira
Curva inclinada!
Avistávamos o cume da Cordilheira, ou quase o cume, e a alegria já nos tomava porque a neve já nos era quase real, visto que a avistávamos lá bem longe, sobre o cume. 
Pontos no cume com neve
Aproximando-se da neve!
Bela vista de um monte recheado de neve!
A paisagem é de tirar o fôlego no bom sentido! Para quem nunca viu a neve ao vivo e a cores, este momento é mágico, afinal, a um certo ponto da subida na Cordilheira dos Andes, começa-se a ver de perto a tão aguardada neve! 
Placa indicativa de que a partir daí há neve na pista!
Cada vez mais próximos da neve!
Ah! Neve realmente existe...
Neve tão pertinho de nós!
Plantas já congeladas!
No mais, aproveitamos contemplando aquela paisagem de penhascos gigantescos com encostas e plantas secas com neve! Isso mesmo: avistávamos ali uma paisagem nunca dantes vista pessoalmente.

Sem dúvida, é magnífico contemplar aquelas árvores com galhos secos mas congelados e que brilhavam suavemente ao sol! 

Bela paisagem do sol irradiando sobre os galhos de árvores congelados
Árvores secas e com galhos congelados
Magnífica paisagem com plantas congeladas!
Sol irradiando sobre as plantas secas

Não perca a oportunidade de saber como foi nossa visita a Farellones e o contato com a neve. Para isso, basta acessar Santiago | Neve e muita diversão na Estação de Ski Farellones.

Leia todas as postagens sobre Santiago do Chile
Leia todas as postagens sobre Valparaíso, no Chile
Leia todas as postagens sobre Viña del Mar, no Chile

Leia mais:
Santiago | Roteiro Completo de 6 Dias
Santiago | Como, Onde e Quando encontrar neve em Santiago do Chile

Comente com o Facebook:

9 comentários :

  1. Olá.
    Vcs atualizaram as informaões da prestação de serviços da skitotal? Tem indicação de outra em
    presa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isa! Apesar da Skitotal ser a mais procurada por brasileiros, o serviço que a nosso ver deixou a desejar foi o seguinte: excesso de burocracia com muitas filas e pouca informação, além do fato de que nos venderam tíquetes para uma determinada van e quando fomos entrar já estava lotada. Pediram para nós esperar, e 1 hora depois nos colocaram em outra van; percorremos cerca de 5 km e o motor começou a fumaçar e pegou fogo, descemos rápido. Muito tempo depois trouxeram uma terceira van, porém quando chegamos em Farellones já estava na hora de voltar!
      Sobre as outras empresas colocamos link no corpo do artigo, que são: Turistik, SnowTours, SkiAhorro.

      Excluir
    2. Olá Isa!. Já atualizamos as informações. Leia a nossa review sobre os serviços da SkiTotal: http://vivoturistando.blogspot.com/2017/03/santiago-nossa-experiencia-com-skitotal-transfer.html

      Excluir
  2. Olá! Ficarei hospedado 3 noites em Farellones, mas gostaria de esquiar cada dia em uma montanha, ou seja, quero conhecer La Parva, El Colorado e Valle Nevado. Como a ideia é de irmos de Van e não alugar carro, minha dúvida é a seguinte: Existe meio de transporte lá em Farellones que nos leve às demais montanhas próximas ou eu terei que alugar um carro em santiago para garantir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá William! Em Farellones, há uma tenda para atendimento aos turistas (fica próxima aos restaurantes). De lá sai uma van gratuita para El Colorado. Ademais, os hotéis disponibilizam vans para transportar os turistas para as outras Estações. Outra coisa, é pegar uma carona, não é difícil conseguir e é algo muito comum por lá. Se não estiver com muitas bagagens talvez nem precise alugar um carro em Santiago, mas se fizer atente para a necessidade de colocar correntes nas rodas do carro. Isso é obrigatório quando há neve na estrada. Em um determinado lugar durante a subida na Cordilheira há um local que aluga correntes.

      Excluir
  3. Olá!! Muito boas informacoes! estou indo dia 6/09 e devo ir a Farellones dia 09 e retorno dia 11. Vc sabe dizer se ainda Farellones esta com neve? ou temos que ir para o Valle nevado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá kusntshuhe! Olha, como a natureza é dinâmica é difícil falar ao certo se haverá neve nessa época. Houve casos que encontramos neve sim, mas, por via das dúvidas é melhor planejar a ida para Valle Nevado. Sugiro que leia o post abaixo, e nele você verá o link das estações de ski. Acompanhe as informações que eles postam sobre a neve.
      http://vivoturistando.blogspot.com.br/2014/12/santiago-como-onde-e-quando-encontrar.html

      Excluir
  4. Olá.
    Dicas bem valiosas para quem irá pelo primeira vez.
    Porém, ainda tenho algumas dúvidas e gostaria de uma orientação, se possível!
    Em toda viagem que faço, tento colher o máximo de informações sobre o destino com quem já conhece.

    Aluguei um apto em Santiago, centro, e ficarei entre os dias 08 a 16 de agosto 2017.
    Planejo ficar os dois primeiros dias conhecendo a cidade (Santiago), um ou dois dias quero conhecer a neve, pois apesar de ter ido a Europa em Novembro de 2016, peguei o inicio do inverno lá e acabei não vendo a dita cuja neve nos locais onde fiquei. Também pretendo ir até o litoral, vinícolas e etc...
    Minhas principais dúvidas são: Para ir até Farellones e Valle Nevado, alugo carro ou vou de transporte coletivo (van)?
    Sobre os alugueis de roupas para neve, é fácil encontrar locais em Santiago? Como são as estradas? Boas? Terei dificuldades em dirigir por lá? Tenho um pouco de receio em dirigir em outros países pois minha experiência dirigindo na Argentina quando fui, foi um tanto traumática devido aos policiais que cobram propinas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Agradeço pela participação e elogios! Em relação às suas perguntas:
      1. Nós alugamos uma van para ir a Farellones. No caso de carro, você até pode alugar e ir dirigindo. Porém, alguns cuidados são necessários, e um deles é colocar correntes nos pneus. Mas quer um conselho? Só vá de carro se tiver experiência em dirigir em estrada com neve, porque além de ser em cima de uma montanha, existem muitas curvas de 180º, o que torna perigoso o local.
      2. É fácil encontrar roupas e acessórios de neve em Santiago. Nós utilizamos os serviços da SkiTotal. Leia nossa review sobre eles: http://vivoturistando.blogspot.com/2017/03/santiago-nossa-experiencia-com-skitotal-transfer.html
      3. As estradas que dão acesso a Santiago são boas. Algumas delas pedagiadas. Mas, existe também os "guardinhas da propina".

      Excluir

Vivo Turistando Designed by Templateism.com Copyright © 2014-2015

Tecnologia do Blogger.