No post anterior falei sobre a Plaza de Armas (leia o post Santiago | Plaza de Armas, Santiago do Chile nasceu aqui) localizada no centro e onde Santiago foi fundada. Hoje vou fazer o relato de nossa visita aos pontos históricos que estão no arredores da Plaza de Armas, que são: a Catedral Metropolitana, os Correios, a Municipalidad (Prefeitura), o Museu Histórico Nacional e a antiga Igreja de Santo Domingo. Vamos, que vou te contar tudo bem direitinho para inspirar sua viagem ao Chile!
A VISITA
Catedral Metropolitana de Santiago
Tal qual a Plaza de Armas, a catedral Metropolitana de Santiago estava fechada para reforma, ou no bom espanhol, "estaba cerrada para arreglo".
Em reformas, geralmente se coloca uma cortina sobre o prédio e, interessante é que a cortina que envolveram a catedral reproduzia exato a fachada da mesma, dessa forma podemos ter uma noção tal como ela é.
Fachada com cortina da Catedral Metropolitana de Santiago |
Fachada da catedral Metropolitana e as duas torres erguidas em 1800 |
Correos Central
O prédio dos Correios do Chile foi construído em 1882 e possui, tal qual a Catedral, um estilo neoclássico.
Aqui também funciona desde 2004 o Museo Postal y Telegráfico.
O Edifício dos Correios central é de uma construção belíssima e muito imponente. Confira!
Fachada do Correo Central do Chile |
Municipalidad de Santiago
Foi no passado Cabildo e Cárcere. Foi também Casa de los Gobernadores de Chile. Hoje funciona a Municipalidad de Santiago, que para nós brasileiros equivale á Prefeitura.
O prédio construído entre 1785 a 1790 também possui estilo neoclássico.
Municipalidad de Santiago à direita (prédio branco) e Museu Histórico Nacional à esquerda |
Museu Histórico Nacional
O prédio que abriga o Museu Histórico Nacional foi Construído em 1807 para ser o Palacio Real Audiencia y Cajas Reales.
Fachada do Museu Histórico Nacional |
Museu Histórico Nacional e Municipalidad de Santiago e a Plaza de Armas |
Em frente ao Museu Histórico Nacional |
Os prédios citados até aqui estão localizados nas imediações da Plaza de Armas, ou melhor, estão de frente para a praça, logo em pouco tempo conseguimos ver todos.
Dali, andamos pelo calçadão ou Paseo 21 de Mayo até a rua seguinte conhecida como Santo Domingo, um quarteirão após a Plaza de Armas. Aqui, está erguida a Iglesia de Santo Domingo.
Iglesia de Santo Domingo
O edifício que hoje estar lá é, na verdade, a quarta construção. As três primeiras sofreram com a ação de terremotos. O atual templo começou a ser erguido em 1747 e possivelmente terminado por volta de 1781. Possui estilo neoclássico com partes barrocas.
Fachada da Iglesia de Santo Domingo |
Mas, justo por ter esse aspecto, este Templo foi o que mais me chamou a atenção. Achei bastante interessante e fiquei ali parado por alguns minutos, imaginando a construção daquele edifício e sendo remetido para um passado bem longínquo. Muito massa!
Detalhes da fachada onde se pode ver os blocos retangulares |
Entrada da Iglesia de Santo Domingo |
> Para ler nosso relato anterior sobre o Centro (Plaza de Armas), acesse:
Santiago | Plaza de Armas, Santiago do Chile nasceu aqui
> Para ler o próximo relato ainda sobre o Centro (Mercado Central e os demais pontos da região), acesse Santiago | Mercado de Abastos Tirso de Molina, Rio Mapocho e a Costanera Norte e o Mercado Central
Leia todas as postagens sobre Santiago do Chile
Nenhum comentário :
Postar um comentário