Curitiba

Parque Encontro dos Rios em Teresina Piauí

Em 2008, fui com dois amigos visitar o Parque Encontro dos Rios, em Teresina, no Piauí. Nessa época, eu morava em Picos e em Teresina, ao mesmo tempo.


Era, provavelmente, o mês de outubro. Época do famoso "B-R-O-BRÓ" quando há muito sol e muito calor.

Peguei um ônibus em Picos, acredito que da empresa Líder, não recordo agora, e depois de 4 horas cheguei em Teresina. Foram 310 km com muitas paradas.

Encontrei meus amigos e caminhamos do bairro Promorar até o Parque Piauí, onde pegamos um ônibus para o Poty Velho, o bairro onde está localizado o Parque Encontro dos Rios.


No Parque e região focamos em 4 atrações: o encontro dos rios, a lenda do cabeça de cuia, a trilha, o restaurante flutuante, e o Pólo Cerâmico.

Encontro dos rios

O Parque Encontro dos Rios tem esse nome porque é lá onde a gente vê o encontro dos rios Parnaíba e Poty. Em certas épocas do ano dá pra perceber claramente a separação entre um rio e outro, pois o Parnaíba tem águas mais fortes e barrentas, e o Poty, suas águas são mais lentas e escuras.

Nós não fizemos o passeio de barco simples ou de canoa pelos dois rios, mas é possível fazer, cruzando inclusive a área em que esses dois se encontram.  


Cabeça de cuia

Na entrada do Parque vimos um monumento gigante mostrando uma pessoa com uma grande cabeça (que é o cabeça de cuia) e sete mulheres sem roupa (que são as sete Marias virgens).

Ali tem uma lenda, e algumas crianças ou adultos contam essa lenda em troca de algumas moedas.


Trilha

Percorremos a trilha dentro do parque. Ela é bem curta, fácil e margeia o rio, e a mata em volta não é fechada. Vimos idosos e crianças também fazendo essa trilha.

Restaurante Flutuante

Ao lado do parque tem um barco ancorado nas águas do rio Poty. Esse barco é um restaurante, que fica flutuando nas águas, mas amarrado ao cais.

Comida regional e local é servida. Comi a famosa "piaba", que é um peixinho muito comum nas águas teresinenses. A gente consegue comê-lo numa só abertura de boca, ou seja, mete-se o peixinho inteiro na boca.


Pólo Cerâmico

Saímos um pouco do Parque e caminhamos até o Pólo Cerâmico. Ali encontramos artesãos que criam obras artísticas com argila. Vimos eles extraindo essa argila no próprio local, na margem do rio.

Embora exista uma Central onde as obras são expostas para a venda, de um lado e outro da rua, vimos criadores e expositores independentes que expõem, geralmente, sapos. Pois é, sapo é o que não falta na região, até nos pés do cabeça de cuia tem sapo de enfeite.






Os sapos e a vegetação local são itens comuns nessa região que ainda guarda um pouco do natural. Por isso, fiz questão de registrar plantinhas regionais que se não cuidadas poderão um dia deixar de existir.




Voltamos para casa de ônibus, mas tivemos que pegar dois. E numa parada entre um ônibus e outro, indiquei para meus amigos provarem a famosa "bomba", que é um salgado arredondado comum em Teresina.


Localização: Rua Des. Flávio Furtado - Olarias, Teresina - PI.

Conheça mais sobre Teresina.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Vivo Turistando Designed by Templateism.com Copyright © 2014-2015

Tecnologia do Blogger.