Curitiba

Curitiba | Turistando pela Ópera de Arame, Pedreira Paulo Leminski e o Passeio Público

Aproveitei o último dia do ano e, em sequência, o primeiro dia do ano seguinte para visitar o Centro Histórico de Curitiba e os Parques e os Bosques da cidade. Clique nos links e leia detalhes sobre a minha visita por esses recantos curitibanos

A seguir, comentarei sobre minha turistada na Ópera de Arame, na Pedreira Paulo Leminski e no Passeio Público.

Veja meu roteiro Aqui!


 Ópera de Arame

Ópera de Arame em Curitiba
Passarela sobre o lago da Pedreira e a Ópera de Arame, ao fundo
O dia 1º de janeiro tirei para visitar os únicos atrativos turísticos de Curitiba que abrem em tal data: os parques e os bosques. Fique atento a isso, caso você vá passar o Réveillon na cidade.

Naquele dia levantei cedo e fui ao Bosque do Alemão. Dali a 4 km está a Ópera de Arame e junto a Pedreira Paulo Leminski.

Na Ópera de Arame há um pequenino estacionamento que rapidamente fica lotado. Como estava de carro, tive que estacionar numa rua secundária próxima.

No local há lojas, algumas delas bem sortida, de venda de souvenir e de queijos e bebidas, como o famoso Licor de Merda! Há também sorvetes e água de coco. Para o calor que estava fazendo, estes últimos cairam bem!
Licor de Merda
É real! O Licor é de merda mesmo!
Em dias de feriado, a Ópera de Arame lota de turistas, isso porque é um dos pontos considerados obrigatórios de visita, e vale lembrar que a linha turismo passa bem defronte. 

O acesso ao atrativo se dá a partir da travessia em uma passarela sobre o lago da Pedreira Paulo Leminski, e logo em seguida tem-se a Ópera que é um teatro inaugurado em 1992 e com capacidade para 1572 pessoas. O formato do teatro é circular e feito de aço e vidro. São estruturas metálicas que lembram arames. Na verdade os curitibanos gostam muito das estruturas aramadas, a exemplo desta e da estufa do Jardim Botânico e também da Rua 24 horas.
Ópera de Arame em Curitiba
Entrada da Ópera de Arame
Durante toda a minha visita, o local fervilhava de turistas de todas as partes do Brasil e de alguns países. Num empurra daqui, empurra dali, consegui entrar. O espaço onde acontece os espetáculos estava bastante quente, isso porque a estrutura permite que os raios solares penetrem. Acredito que as apresentações artísticas devam acontecer somente à noite ou durante um dia bem nublado.
Ópera de Arame em Curitiba
Interior da Ópera de Arame
 A visita ao local é rápida, não há muito o que ver ou fazer.

 Pedreira Paulo Leminski

Pedreira Paulo Leminski
Lago e a Pedreira Paulo Leminski
Ao lado da Ópera de Arame há a Pedreira Paulo Leminski. Aproveite e vá até lá conhecê-la.
 

O espaço era de fato uma pedreira, de onde se extraia gnaisse e migmatito para produzir calçamentos e brita para asfalto. Esse trabalho perdurou até 1980, quando a prefeitura decidiu transformar o local num atrativo turístico.

Ao sair da Pedreira fui almoçar um pedação de costela, lá no Costelão do Gaúcho. Saiba aonde e o que comemos durante essa turistada em Curitiba. (em breve)

 Passeio Público

Passeio Público de Curitiba
Pórtico do Passeio Público
A visita ao Passeio Público fiz no dia anterior, 31 de dezembro, quando percorri o Centro Histórico de Curitiba.

Após o almoço na Rua 24 horas, tomei o carro e rumei ao Passeio Público, que fica na região central da cidade. Trata-se de um espaço semelhante a uma praça cercada com grades, porém em seu interior há muitas coisas para se ver. Foi inaugurado em 1886.
 

O local é bem amplo e verde. Possui um belo lago com alguns animais em volta. Por falar neles, dentro do Passeio Público há um mini zoológico com exposições de pequenos animais, na sua maioria aves. Há também alguns aquários com pouquíssima variedade de peixes e que carecem de mais cuidado.

Legal também é a ponte que balança sobre o lago. Por lá tirei algumas fotos. Fica bem legal!

Passeio Público de Curitiba
Ponte que balança sobre o Lago
Passeio Público de CuritibaNo mais, encontrei no Passeio Público, banheiros e um posto da polícia. Há também muitos mendigos e pessoas de programa. Mas de uma forma geral o local merece uma visita e, quem sabe, aproveitar para descansar um pouco sobre a grama ou exercitar com um cooper.

Para conhecer mais o Passeio Público, assista ao vídeo que produzi sobre os Parques de Curitiba


Serviço:

Ópera de Arame e Pedreira Paulo Leminski 
Localização:
Rua João Gava, s/n°, Abranches
Tel.: (41) 3354 4482
Funcionamento:
Terça a domingo das 8h às 18h.

Entrada Grátis.

Passeio Público
Localização: 
Rua Luiz Leão, s/n°, Centro
Tel.: (41) 3323 3793

Funcionamento:
Passeio Público funciona de terça a domingo, das 6h às 20h.

Terrário e o aquário funcionam de terça a sexta-feira das 9h às 17h; sábados, domingos e feriados das 10h às 16h. 
Entrada Grátis.

 Dicas:
- A Ópera de Arame e a Pedreira Paulo Leminski não abrem no dia 1º de janeiro.
- Próximos a estes há o Bosque do Alemão, o Bosque Zanineli e a Universidade Livre do Meio Ambiente.
- Em dias úteis os estacionamentos de rua nos arredores do Passeio Público são disputadíssimos, logo sobra os estacionamentos privativos.
- A Linha Turismo passa em todos esses atrativos.

Leia mais:

> Parques de Curitiba 
> Bosques de Curitiba 
> Centro Histórico de Curitiba

Reserve Hoteis em Curitiba icon
Quando você reserva algum hotel através de um link que disponibilizamos, ganhamos uma pequenina comissão, e isso ajuda a manter o Vivo Turistando no ar! Não é cobrado adicional e o cancelamento é grátis.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Vivo Turistando Designed by Templateism.com Copyright © 2014-2015

Tecnologia do Blogger.