Curitiba

Curitiba | Interessantes histórias e belas paisagens nos Bosques do Papa, do Alemão e Zaninelli

Curitiba, a capital paranaense, já recebeu o título de cidade ecológica, isso porque procura criar e preservar áreas verdes como Parques, Bosques e Praças.

Escrevi anteriormente sobre os Parques de Curitiba, cujos visitei em minha estada pela cidade. Hoje, trago o relato de viagem e turistada nos principais Bosques de Curitiba.

Aperte os cintos e atente bem aos detalhes que vou escrever porque uma visita a cada um desses bosques vale à pena e será para sempre recordada. Aproveite ao máximo sua estada nessas áreas verdes e de muita história e gratidão!

BOSQUE DO PAPA

No dia 29 de dezembro, uma terça-feira e meu segundo dia na capital paranaense, acordei cedo e fui visitar os cartões postais da cidade - Jardim Botânico e Museu Oscar Niemeyer - deste último rumei para o Bosque do Papa, que fica bem ao lado, basta andar por uma trilha nas proximidades do estacionamento do MON.

Mas como estava de carro, tomei outro percurso, baseando-se no endereço fornecido pela prefeitura. Mas de antemão quero corrigir dois equívocos: o acesso principal é feito pela rua Wellington de Oliveira Vianna e não exatamente pela Rua Mateus Leme, como informa a prefeitura, embora tenhamos que passar por esta última para acessar aquela primeira rua. Outro, é em relação ao funcionamento que diz ser ininterrupto. Quanto aos dias de funcionamento, sim; mas quanto ao horário, o Bosque do Papa fica aberto somente até as 19 horas.

Cheguei ao Bosque por volta das 17 horas, e embora duas horas antes do fechamento, neste havia somente aberto os portões principais. Todas as casas, incluindo aí o Memorial da Imigração Polonesa já estavam cerradas. A loja de souvenir estava a atender o último cliente e fechou segundos antes de eu chegar à porta.

Capela
Em frente ao Bosque do Papa, uma ciclovia de ligação aos parques São Lourenço e Barreirinha
Entrada do Bosque do Papa
De qualquer forma passeei pelo pequeno mas belo Bosque do Papa João Paulo II até o horário em que o vigilante me informou que fecharia os portões centrais.

Acredite, vale muito à pena uma visita ao local. As casas, todas de madeira de araucária e que datam do final do século XIX, precisamente de 1878, foram trazidas das antigas colônias de poloneses que moravam nos arredores de Curitiba. Nesse cenário pitoresco se destaca o verde e o colorido de muitas flores que, em conjunto, transformam o Bosque num espaço agradabilíssimo e muito, mas muito mesmo, fotogênico.
Casas de madeira de araucárias, de 1878
Ao fundo a Capela
O cenário é daqueles de conto de fada

Um ensaio fotográfico, seja profissional ou amador, deverá sair perfeito. Por isso, antes de ir, carregue as baterias das máquinas e disponha de um bom espaço no cartão porque o cenário é belo, fantástico com aquele ar pitoresco.

As casas são bem próximas umas das outras, e os jardins coloridos também. Ademais há algumas trilhas entre a mata que vale também percursar.

Há também em uma das casas uma espécie de carroça que era utilizada pelos camponeses no transporte de alimentos. O veículo à tração animal, possui rodas de madeira.
Casinha de madeira e sua porta minúscula
Jardins próximo à Capela e ao Palco ao ar livre
Ao fundo, loja de Souvenir
Sensacional esta paisagem!
O Papa João Paulo II tomou um cafezinho nesta casinha de madeira
No Bosque não há estacionamento, mas na rua de acesso há algumas vagas que poderão ser utilizadas.

Localização:
Rua Wellington de Oliveira Vianna x Mateus Leme x Rua Vieira Santos x Rua Mário de Barros, Centro Cívico
Bosque: diariamente, das 6h às 19h
Memorial: Segunda, das 13:30h às 18h / Terça a Domingo das 9h às 18h

BOSQUE DO ALEMÃO

No feriado internacional, o 1º de janeiro e meu quinto dia de viagem, acordei por volta das 8 horas e depois daquele recheado e vigoroso café da manhã do Hara Palace Hotel, rumei para o Bosque do Alemão.

O Bosque foi transformado em Memorial da Imigração Alemã, e nada mais justo que homenagear ao grande compositor alemão da música clássica erudita barroca com a dedicação de um espaço chamado Oratório de Bach, em estilo neogótico e voltado para a realização de concertos.
Memorial da Imigração Alemã
Oratório de Bach
Teto do Oratório de Bach, estilo alemão
Ponte que conduz à Torre dos Filósofos
Cheguei cedo e não havia muitos turistas. Logo corri pela passarela até o Mirante onde está a Torre dos Filósofos com 15 metros de altura. Do alto se avista boa parte de Curitiba e do verde da mata nativa.
Torre dos Filósofos e, ao fundo, cidade de Curitiba
Já em descida rumo ao Portal

Dali desci os inúmeros degraus feitos de madeira de eucalipto que em certos pontos balança com o nosso caminhar. Cheguei ao solo e percorri a Trilha dos Contos, onde, ao longo do caminho, uma história sobre "João" e "Maria" é contada em painéis ao lado da mata.

Aqui, semelhante ao Parque Tanguá, o lugar é um vale, por isso é necessário sebo nas canelas para percorrer as trilhas e descer e subir escadas!
Trilha que dá acesso ao Portal
Um descanso na trilha e, ao fundo, a ponte
Atravessei uma pequenina ponte e tomei o percurso de uma outra trilha que conduz ao Pórtico ou Portal. É uma bela construção alemã que encaixa bem num cenário colorido de flores.
Memorial na Praça da Cultura Germânica
Pórtico com arquitetura alemã e detalhes originais
No Bosque do Alemão encontrei banheiro, lanchonete (estava fechada) e segurança municipal. Não há estacionamento, mas é possível deixar o carro na rua mesmo.

Rua Francisco Schaffer x Rua Nicolo Paganini x Rua Franz Schubert, Vista Alegre
diariamente, das 8:00 às 18:00

BOSQUE ZANINELLI E UNILIVRE

Ali, bem próximo ao Bosque do Alemão há o Bosque Zaninelli, e junto a este, no mesmo lugar, existe a Unilivre, a Universidade Livre do Meio Ambiente que oferece cursos eventuais e regulares na área ambiental.
Universidade Livre do Meio Ambiente - Unilivre
Bosque Zaninelli e, ao fundo, o lago e o cisne negro
Aproveitei a proximidade e segui. Logo à frente do Bosque há um pequenino estacionamento e o início da passarela com arcos coloridos e de metal. Ao lado há loja e café (estavam fechados), bem como os banheiros e guarda municipal.
Portal com arcos de metal coloridos
Café e Souvenir
Continuei pela passarela que é rente ao chão e em meio à mata úmida. Alguns metros depois deparei-me com um belo lago e um cisne negro solitário a deslizar sobre as águas. Logo à frente há um paredão rochoso, um gramado e um palco ao ar livre.

É um cenário deslumbrante, e mormente por imaginar que ali era uma área de extração de granito e hoje é um paraíso, embora num espaço bem pequenino, mas que rende excelentes e inesquecíveis fotos. Aqui, assim como no Bosque do Papa, um ensaio fotográfico também cai bem!
Trilha em meio à mata que conduz ao lago do Bosque Zaninelli
Lago e, ao fundo, cisne e paredão rochoso
Bancos de pedra no anfiteatro ao ar livre
Pequeno, mas belo lago!
Ao lado do palco há a Unilivre, uma edificação em formato circular de madeira bruta e vidro. O acesso é feito através de rampas que circundam toda a universidade, que por sua vez ocupa um pequeno espaço no bosque.

Subi a rampa circulando a universidade e aos poucos fui vendo as pequeninas salas de aula e aquele espetáculo de beleza que é o Bosque Zaninelli.

Cheguei ao topo, um mirante de 15 metros de altura de onde se contempla perfeitamente o lago e o seu cisne, o palco ao ar livre e a universidade, tudo integrado harmoniosamente com a natureza bela.
Vista a partir do mirante de 15 metros. Ao lado, a Unilivre
Vista do lago a partir do mirante
Rua Victor Benato, Pilarzinho
Bosque – diariamente, das 8:00 às 19:00
Universidade – 2ª a 6ª feira, das 8:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00
Biblioteca – 2ª, 4ª e 6ª feira, das 14:00 às 18:00 / 3ª e 5ª feira, das 8:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00

DICAS

> Ficam bem próximos um do outro o Bosque do Papa, o Bosque Zaninelli, o Bosque do Alemão, o Parque São Lourenço, a Ópera de Arame e a Pedreira Paulo Leminski e o Parque Tanguá.
> A Linha Turismo passa em todos esses pontos turísticos.

Agora que você conheceu os principais Bosques de Curitiba, vale muito à pena ler o que escrevi sobre os Parques de Curitiba, assim o Circuito da Natureza estará completo e o seu roteiro em Curitiba ficará rico.

Se você gostou desse passeio e quer vê tudo isso em movimento, pois assista ao vídeo BOSQUES DE CURITIBA - Bosque Zaninelli e UNILIVRE, Bosque do Alemão, Bosque do Papa

Leia todas as postagens sobre Curitiba
Leia todas as postagens sobre Paraná

Leia mais:

Reserve Hoteis em Curitiba
icon
Quando você reserva algum hotel através de um link que disponibilizamos, ganhamos uma pequenina comissão, e isso ajuda a manter o Vivo Turistando no ar!