Animais do Zoológico Nacional do Chile |
Embora considerado um ponto turístico, visitar o zoológico nacional é uma atividade especial para as crianças. Por essa razão, muitos adultos optam por não ver os animais. Mas saiba que a visita vale à pena para todos e todas, independente da idade. Logo, não deixei de conferir!
COMO CHEGAR AO ZOOLÓGICO NACIONAL DO CHILE?
O zoo está situado na Calle Pio Nono, 450, bairro Recoleta. É possível chegar por meio de táxi, metrô, ônibus coletivo ou bicicleta. Optei ir de metrô. Este meio de transporte é barato, rápido e de fácil acesso e leva as pessoas para todas as partes da cidade de Santiago.
O acesso ao zoo é feito pelo funicular, caminhando ou de bike. É o mesmo que se faz para ir ao Cerro San Cristóbal. Para saber como chegar ao Cerro San Cristóbal, bem como ao zoo, leia Santiago | Veja a Cordilheira dos Andes a partir do Cerro San Cristóbal.
A VISITA
Cheguei ao local ainda pela manhã, mais ou menos às 10h. Era o meu quinto dia na cidade de Santiago, uma sexta-feira de julho. Veja meu roteiro por lá: Santiago | Roteiro Completo de 6 Dias
Por ser época de férias tanto para brasileiros como para chilenos, o local estava lotado! Depois de enfrentar uma extensa fila aos pés do San Cristóbal para comprar o tícket e utilizar o Funicular, consegui entrar no zoológico.
Se você ainda não sabe o que é o Funicular (eu também não sabia), então leia isto (em breve). Neste link você terá informações sobre como utilizar o Funicular para chegar ao zoológico, bem como outras informações básicas, mas bem importantes.
Apesar do Funicular não ser a única forma de acesso ao Zoo, optei por ela, pois uma segunda forma é via escadas! Para quem optar por esta via, respire fundo e passe sebo nas canelas! Afinal, são vários degraus até a entrada da atração e, se não bastasse, dentro do próprio Zoo há mais escadarias e rampas, devido ao relevo irregular do morro.
Se você optar por subir pelo Funicular, aproveite e compre na própria bilheteria do Funicular o ingresso ao zoológico. Vale lembrar que na portaria do zoo também há bilheteria para venda do ingresso. Mas, comprando na bilheteria do Funicular você ganha tempo.
Portal de entrada da Bilheteria e do acesso ao Funicular |
O ruim dessa história (começar a visitar morro abaixo) é que ao chegar ao Acesso Principal você terá que voltar todo o caminho (por dentro do zoo), só que agora subindo o morro até o Acesso superior, para então tomar novamente o Funicular com destino ao topo do Cerro San Cristóbal!
Em relação aos motivos que me levou a conhecer esta atração turística, foi a existência de animais que ainda não conhecia visualmente. No Zoo, há grande variedade de animais, que são dispostos levando em conta as espécies nativas e exóticas, o que totaliza mais de 1.000 bichos distribuídos em uma área de cerca de 4,8 hectares.
Comecei por ver o famoso Camelo. Este animal é um dos considerados exóticos, pois provém de zonas desérticas da Ásia Central. E, dentre várias curiosidades, cito o fato de o animal conseguir beber até 114 litros de água em 10 minutos! E poder viver cerca de 50 anos!
Camelo - Uma pose especial para o Vivo Turistando! |
Camelo - visto de vários ângulos |
Camelo - provavelmente bebendo os 114 litros! Obs: não percebi se levou 10 minutos! |
Tigre branco - passou o dia dormindo |
Leões e leoas - um descanso ao sol |
Os pequeninos pinguins de Humboldt |
Cisne e a tranquilidade no lago |
Ao longe o Urso! |
Ver muitos destes animais foi, para mim, uma grande novidade, especialmente no sentido de que nunca havia tido contato visualmente com alguns deles. Como exemplo, cito os suricatos, as lhamas e os cangurus.
Suricato - Um olhar espantado ou admirado? |
Lhamas - há muitas no Chile |
Cangurus |
A multidão que se espremia nas trilhas do Zoo |
Quanta gente, heim?! |
Em relação à possibilidade de ver o animal de frente e ao lado, devo ressaltar a importância de um cuidado especial, visto que alguns guarda-corpos foram colocados muito próximo do animal. Casos específicos são os dos Camelos e Tigre, onde você consegue até tocar no animal. Pode até ser interessante tocá-los e tirar aquela foto ao lado do bicho preferido, mas não faça isso. Ao fazer, você estará correndo grandes perigos. Fica o alerta!
Outro detalhe que destaco é em relação à existência de locais para descansar. Até existem alguns bancos para sentar, mas bem poucos, e os trailers para compra de lanches são escassos. A dica é que leve lanche e água, principalmente se você for visitar nos meses de férias e/ou de muito calor.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Dias de funcionamento:
Terça a domingo, inclusive feriados
Às segundas-feiras o Zoo é fechado para manutenção
Horário de funcionamento:
Verão: 10:00 a 18:00 h
Inverno (21/04/2014 até 15/09/2013): 10:00 a 17:00 h
COMO CONSEGUIR INGRESSOS PARA ENTRAR NO ZOOLÓGICO NACIONAL DO CHILE?
Em relação aos ingressos, paguei $ 3.000 (pesos chilenos) por pessoa, o que equivalia mais ou menos R$ 13,00 ou USD 5,10.
Há descontos para crianças de 3 a 13 anos, para adultos a partir de 60 anos e estudantes.
Atente para o horário de funcionamento e os valores cobrados. Paguei 2.000 pesos chilenos em ticketes da estação do Funicular Pio Nono até a Estação Zoológico e desta até a Estação Cumbre, e a volta (Cumbre a Pio Nono). Esses valores são aproximadamente R$ 8,80 ou USD 3,40.
Consulte valores dos ingressos e informações adicionais
Vale muito à pena uma visita ao Zoológico Nacional de Chile. Há muito o que aprender, além de ser um ótimo passatempo.
Para complementar esta postagem, assista ao vídeo que produzi: (em breve)
Leia todas as postagens sobre Santiago
> Santiago | Uma inesquecível visita à Viña Undurraga
> Santiago | Como, Onde e Quando encontrar neve em Santiago do Chile
> Santiago | Como ir de Santiago do Chile à Estação de Ski Farellones
Nenhum comentário :
Postar um comentário